A prova será a única do programa horário realizada na pista indoor, em Bragança Paulista; a competição (categoria D) abre o calendário de 2025 e vale índice e pontos para o Ranking mundial, com transmissão da TV Atletismo Brasil
O campeão olímpico Thiago Braz (AABLU-SC) está inscrito na disputa do salto com vara do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo de Provas Similares ao Indoor 2025, no sábado (1/2), em Bragança Paulista, São Paulo, com entrada franca no estádio e transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Também o campeão do último Troféu Brasil Lucas Allison Pedro (EC Pinheiros) participa da competição.
As provas do salto com vara serão realizadas em pista indoor e as demais ao ar livre. As provas similares são 60 m, 60 m com barreiras, saltos em distância, altura, triplo e com vara, arremesso do peso, 400 m, 800 m, 1.500 m e 3.000 m.
“Eu estou no início ainda dos meus treinamentos, meu intuito é passar pelo indoor fazendo algumas competições. Meu foco para essa competição é curtir a competição mesmo. Sei que está valendo vaga para o Sul-Americano e se conseguirmos vou pra cima do mesmo modo”, disse Thiago Braz.
Thiago Braz, de 31 anos, campeão olímpico (Rio 2016) e medalhista de bronze (Toquio 2021) no salto com vara, uma das provas mais difíceis e técnica do atletismo, competiu no Troféu Brasil, em 29 de junho de 2024, buscando o índice para os Jogos Olímpicos de Paris – então sob liminar da Corte Arbitral do Esporte (CAS) por causa da suspensão por doping que já terminou. Saltou 5,65 m, é o primeiro do Ranking Brasileiro, mas não passou nas três tentativas de 5,82 m, índice olímpico estabelecido pela World Athletics.
Lucas Alisson Pedro (Pinheiros-SP) foi o campeão brasileiro, com 5,00 m (Thiago estava fora da disputa por clubes). Lucas, de 27 anos, treina com Henrique Camargo, é natural de Itajaí, Santa Catarina. Foi vice-campeão do Troféu Brasil em 2022 e 2023 e tem como melhor marca pessoal o resultado de 5,35 m, de 2023. “A primeira vez que eu competi com Thiago foi em 2018, em Bragança Paulista, quando eu ainda estava começando. E em 2024. É uma oportunidade única para a gente crescer, de competir com ele e alcançar alturas maiores.”
Ex-ginasta, praticou a modalidade por dez anos. Na faculdade, foi incentivado por amigos que já praticavam atletismo para fazer um teste no salto com vara. “O técnico gostou da corrida, disse que eu tinha talento. Em um ano de treino, em 2016, já estava entre os melhores do Brasil na categoria sub-20”.
Dentre os jovens talentos do salto com vara estão inscritos no Brasileiro os jovens Julia Santos Calabretti, de 19 anos, Renan Firakawa Akamine, 18 anos, e Aurélio Miguel de Souza Leite, 20 anos. Todos treinam com Alexandre Moratto, que desenvolve a prova no Centro Olímpico, em São Paulo.
O Brasileiro de Provas Similares ao Indoor (categoria D) abre o calendário de 2025 e vale índice e pontos para o Ranking mundial. Será realizado no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo (Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº, Bairro do Campo Novo, Bragança Paulista – SP).
O Campeonato Sul-Americano de Cochabamba (BOL) será nos dias 22 e 23 de fevereiro. O Atletismo Brasil vai convocar os dois melhores posicionados no Ranking Brasileiro Combinado (Indoor/Outdoor), no período de 27 de abril de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, até dois atletas por prova. O Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, de 21 a 23 de março de 2025, será em Nanjing, China.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.