Elaine Martins, Lissandra Campos e Nemata Nikiema, no salto em distância, Gabriele dos Santos, Regiglecia da Silva e Kattllyn Zanette, no salto triplo, disputam a competição de sábado (1/2) com transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil
A disputa dos saltos horizontais femininos – em distância e triplo – promete ser competitiva no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo de Provas Similares ao Indoor 2025, no sábado (1/2), em Bragança Paulista, São Paulo, com transmissão ao vivo da TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo.
O Brasileiro de Provas Similares ao Indoor (categoria D) abre o calendário de 2025 e vale índice e pontos para o Ranking do Mundial Indoor.
Estão inscritas as três primeiras colocadas do Ranking Brasileiro no salto em distância – Elaine Martins (Pinheiros-SP), Lissandra Maysa Campos (Instituto Vicente Lenílson-MT) e Nemata Nikiema, atleta de Burquina Faso que mora e treina no Brasil, pela ordem. E também as do tope do Ranking do salto triplo – a atleta olímpica Gabriele Sousa dos Santos (Pinheiros-SP), Regiclecia Cândido da Silva (Pinheiros-SP) e Katllyn Pamela Daniel Zanette (União Catarinense de Atletismo-SC).
“É o início da temporada e a gente pode corrigir erros que precisa consertar para o ano. O meu objetivo é fazer o meu melhor, como sempre, em busca de uma vaga para o Sul-Americano Indoor. A gente vem treinando muito bem e iniciando a temporada o objetivo é sempre dar o melhor, mas deixar as coisas acontecerem sem me cobrar demais”, disse Lissandra, de 22 anos, que treina em Cuiabá (MT) com a treinadora Maria Aparecida Souza de Lima, a Cida, atleta olímpica (disputou os Jogos de Atlanta-1996).
São 172 atletas (103 no masculino e 69 no feminino), de 48 clubes e 13 Estados inscritos no Campeonato. As disputas serão na pista do Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo a partir das 9:30, com os 3.000 m masculino. Os 60 m com barreiras feminino, às 16:10, fecham a competição.
As provas do salto com vara serão realizadas em pista indoor e as demais ao ar livre. As provas similares são 60 m, 60 m com barreiras, saltos em distância, altura, triplo e com vara, arremesso do peso, 400 m, 800 m, 1.500 m e 3.000 m.
O Campeonato Sul-Americano de Cochabamba (BOL) será nos dias 22 e 23 de fevereiro. Serão convocados para o Atletismo Brasil os dois melhores posicionados no Ranking Brasileiro Combinado (Indoor/Outdoor), no período de 27 de abril de 2024 a 2 de fevereiro de 2025, até dois atletas por prova. Os critérios de convocação foram detalhados em nota oficial (link abaixo).
O Campeonato Mundial de Atletismo Indoor, de 21 a 23 de março de 2025, será em Nanjing, China. Os critérios de qualificação foram publicados pela World Athletics, bem como a ferramenta ‘Road to Nanjing 25’, onde atletas, mídia e fãs podem acompanhar. A janela de qualificação (começou em 1º de setembro de 2024) vai até 9 de março.
Na história, o Atletismo Brasil soma 17 medalhas conquistadas em Mundiais Indoor (5 de ouro, 6 de prata e 6 de bronze). Darlan Romani, no arremesso do peso (22.53 m) foi o último campeão, no Mundial de Belgrado 2022 (Sérvia). E Mauro Vinícius da Silva, Duda, é o único bicampeão mundial indoor.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.