Os atletas olímpicos foram os campeões dos 100 m na terceira edição do evento realizada no domingo (15/12) em Vitória, reunindo velocistas das categorias de base ao adulto na pista da Universidade Federal do Espírito Santo
Os atletas olímpicos Ana Carolina de Jesus Azevedo (EC Pinheiros-São Paulo) e Hygor Gabriel Bezerra Borges Soares (Projeto Atletismo Campeão-PE) foram os vencedores do 3º Desafio da Velocidade, realizado na pista da Universidade Federal do Espírito Santos (UFES), em Vitória, no domingo (15/12).
No feminino, a dupla olímpica do EC Pinheiros-SP Ana Carolina de Jesus Azevedo e Lorraine Barbosa ocuparam as duas primeiras posições dos 100 m feminino. Ana venceu com 11.62 (1.5 m/s) e Lorraine fez 11.79. Suellen Vitoria Silva de Sant’Anna (Praia Clube-Exército-Futel-MG) foi a terceira colocada com 12.41. Ana Azevedo foi bicampeã do Desafio da Velocidade com destaque para o final de sua corrida.
“Agradeço ao Nakaya (o treinador Katsuhico Nakaya, que se recupera de um problema de saúde) por ter me colocado na Olimpíada, o sonho de todo o atleta”, afirmou Ana, sobre a temporada 2024, em que correu 11.18. Disse que teve altos e baixos ao longo da carreira, mas soube trabalhar com resiliência para ir a sua segunda Olimpíada em Paris.
Hygor Gabriel Bezerra Borges Soares (Projeto Atletismo Campeão-PE) foi o campeão masculino dos 100 m, em 10.26 (com vento de 3,6 m/s). Vinicius Rocha Moraes (ASPMP-SP) foi o vice-campeão com 10.38, seguido por Luis Gabriel Pereira Silva (Praia Clube-Exército-Futel-MG), com 10.38 (mesmo tempo do segundo colocado).
“Sou muito confiante nas competições. No Troféu Brasil eu já sabia a marca que eu ia correr – antes de sair escrevi o número no espelho. Mas eu me surpreendi com a temporada de 2024, achava que as coisas iam acontecer mais para a frente”, disse Hygor Gabriel.
Hakelly de Souza Maximiano da Silva (AECD – MACAÉ-RJ), que também teve uma temporada surpreendente, venceu os 100 m na categoria sub-18 feminino, com 11.94, mas vento de 3.5 m/s (acima do permitido de 2.1 m/s), seguida de Hemily de Jesus Santos (ISCE Sertãozinho-SP), com 12.14 e Emanuelly Cirilo Freitas da Rocha (CAES-ES), com 12.64.
Hakelly, que competiu muito em 2024 e colecionou medalhas em Brasileiros de todas as categorias – sub-18, sub-20 e sub-23 – fechou o ano com mais um ouro. “Estou muito feliz por estar nessa competição. Sou grata a todos que estão sempre torcendo para mim”, disse Hakelly, de 16 anos. A velocista tem planos para 2025: correr os 100 m na casa dos 11.60 e os 200 m na dos 23.50.
Nos 100 m masculino sub-18 a vitória foi de Lucas Gabriel Leite Araujo (Aguias-MT), com 10.75 (0.1 m/s). Saulo Italo dos Santos Araujo (Tô na Pista-AP) ficou em segundo (10.96) e Miguel da Silva Santos (AAPL) em terceiro (11.22).
O evento, realizado pela Federação Capixaba de Atletismo (FECAt), teve transmissão da TV Atletismo Brasil – canal do Youtube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) -, a participação de 96 velocistas de 22 equipes nacionais, das categorias de base ao adulto.
Os jovens atletas competiram também a prova dos 50 m, no sub-12, e 60 metros, no sub-14, e puderam ter contato com velocistas que já competem no primeiro nível do atletismo internacional. O Sub-16, na distância dos 75 m, reuniu atletas de 14, 15 anos. Todos ganharam camiseta e medalhas de participação.
Edson Luciano Ribeiro, medalhista olímpico, vice-presidente da CBAt, disse que a proximidade dos atletas olímpicos, dos ídolos, com as crianças e os jovens é importante e motivador. “Eu comecei no atletismo um pouco tarde, aos 18 anos, através do Exército, do Tiro de Guerra. Logo que comecei conheci o Joaquim Cruz (campeão olímpico), no Mundial de 1995, contei minha história para ele e me disse que era uma ‘história de campeão’. Em 1996, quando ganhei a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos, ele veio me cumprimentar e disse agora está completo: a história e o campeão”, comentou Edson que participou das premiações.
As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.