Marcha Atletica serão nas distâncias de maratona e meia-maratona nos Mundiais de Atletismo

Reunidos em Mónaco, antes do Jantar Anual de Gala, o Conselho da World Athletics decidiu algumas medidas impactantes para a modalidade, sendo a mais expressiva a que altera as distâncias oficiais nas provas de marcha atlética em estrada, anunciados pelo presidente da WA, Sebastian Coe.

Com início em 1º de janeiro de 2026, as distâncias oficiais de marcha atlética terão as seguintes mudanças:

  • 20 km marcha passam a meia-maratona marcha (21,0975 km)
  • 35 km marcha passam a maratona marcha (42.195 km)

Esta é uma mudança muito significativa, pois a distância de 20 km faz parte do programa olímpico desde 1956 para homens e 2000 para mulheres e a de 50 km foi uma prova masculina de 1932 a Tóquio 2020. A World Athletics já tinha mudado a distância de 50 km para 35 km para homens e mulheres para o Campeonato do Mundo de 2022 e tbem acontecerá ainda em 2025.

Ainda na marcha atlética, também há mudanças para a categoria Sub-20, sendo a prova de 10.000 metros marcha masculino e feminino substituída por uma prova de marcha atlética de 5.000 m, começando na edição de 2026 dos Campeonatos em Eugene.

Segundo tecnco de Portugal Paulo Murta: “Esta nova mudança, efetivamente, é tentar colocar na marcha com o que se faz na estrada. Notadamente é tentar, na minha opinião ainda que muito recente, aproveitar organizações de estrada já implantadas, quer na meia maratona, quer na maratona, e fazer essas distâncias”, afirmou.

Contudo, Paulo Murta diz que caso seja esta a ideia possa “trazer alguns constrangimentos, sobretudo ao nível da arbitragem, pois deixando de ser feito em circuito, torna mais difícil a arbitragem, que desta forma faz a condução das regars da forma mais correta possível e justa”.

Outras mudanças:

Introdução do Revezamento 4x100m mistos no programa do World Athletics Relays Guangzhou 25, que decorre de 10 a 11 de maio;

Confirmação de Pequim (CHN) como sede dos Campeonatos Mundiais de Atletismo de 2027 – o segundo consecutivo na Ásia depois de Tóquio 2025;

Mudança dos Campeonatos Mundiais de Cross Country dos anos pares para os anos ímpares, após o Mundial de 2026 em Tallahassee, Flórida.

Foto: da página da World Athletics