O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebe de sexta-feira, 6, a domingo, 8, edições simultâneas do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa em três modalidades: atletismo, halterofilismo e natação. As disputas levarão à capital paulista nove campeões dos Jogos Paralímpicos de Paris que conquistaram 14 das 25 medalhas de ouro do Brasil na França, quando o país obteve a histórica quinta colocação do quadro geral de medalhas.
No mesmo período, o Centro Militar de Tiro Esportivo do Rio de Janeiro sediará o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de tiro esportivo. Considerando as quatro modalidades, as competições realizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vão reunir 1.197 atletas neste final de semana. As provas de atletismo vão receber o maior número de esportistas, com 737 inscritos. A natação contará com 289 atletas, o halterofilismo, com 122, e o tiro esportivo, com 49.
Além dos campeões paralímpicos, os Campeonato Brasileiros Loterias Caixa ainda receberão outros 37 medalhistas dos Jogos Paralimpicos de Paris.
Atletismo
O maior número de campeões paralímpicos em ação irá se concentrar no atletismo. Estão inscritos para o Brasileiro o sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, ouro nos 1.500 da classe T11 (deficiência visual); o mineiro Claudiney Batista, ouro no lançamenda clato de disco sse F56 (que competem sentados); a paraense Fernanda Yara, ouro nos 400m da classe T47 (limitações em membros superiores); a paulista Beth Gomes, ouro no lançamento de disco da classe F53 (cadeirantes); e a maranhense Rayane Soares, ouro nos 400m da classe T13 (baixa visão).
Claudiney afirmou que os treinos seguiram intensos após os Jogos de Paris, encerrados em 8 de setembro. “Este ano de 2024 foi de muitas realizações, com meu tricampeonato mundial [em Kobe, no Japão, no mês de maio] e paralímpico. Logo após os Jogos de Paris, defini com meu treinador [João Paulo Cunha] que eu continuaria focado e ativo para seguir melhorando minha marca. Dei meu melhor e espero fazer isso no Campeonato Brasileiro”, afirmou o lançador, que foi submetido à uma amputação na perna esquerda em razão de um acidente de moto em 2005. Ele representa o clube CAD.
Confira os campeões paralímpicos de Paris que estarão no CT:
Atletismo
Yeltsin Jacques – ouro nos 1.500m e bronze nos 5.000 – T11
Claudiney Batista – ouro no lançamento de disco – F56
Fernanda Yara – ouro nos 400m – T47
Beth Gomes – ouro no lançamento de disco – F53 e prata no arremesso de peso – F54
Rayane Soares – ouro nos 400m e prata nos 100m – T13