A 2ª Maratona Sesc de Pelotas agitou o Sul do Estado neste domingo, 17 de novembro, somando mais de 3 mil participantes, entre inscritos à prova principal, à meia maratona, à caminhada e às rústicas de 10km e 5km que integraram o evento. Certificado com o Permit Ouro pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, em parceria com a Prefeitura Municipal, o projeto foi responsável por colocar a Capital Nacional do Doce no mapa das grandes corridas do País, recebendo atletas de várias partes do Rio Grande do Sul e de estados como Paraná e São Paulo.
“Em 2023, tivemos cerca de 2 mil participantes em nossa edição inaugural. Estamos crescendo e qualificando ainda mais este evento, que além de promover esporte, saúde e qualidade de vida, pilares essenciais para o Sesc/RS, também incentiva o turismo em Pelotas e em toda a Zona Sul”, destaca o diretor do Sesc Pelotas, Luis Fernando Parada. A largada da Maratona ocorreu no Mercado Público da cidade, um dos ícones do município, e o percurso completo passou por diferentes locais – entre eles a praia do Laranjal.

Por volta das 5h da manhã deste domingo começou a movimentação próximo ao Mercado Central, em Pelotas, para a largada da 2ª Maratona SESC de Pelotas. O primeiro grupo a largar foram os competidores dos 42 quilômetros, às 6h. O primeiro a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 2 horas e 28 minutos e 52 segundos, foi o uruguaio Richard Sosa, de 39 anos. “Estou muito feliz por ter conseguido. Foi uma competição difícil, pois estava muito calor. É bem possível que eu volte ano que vem”, disse. O segundo lugar ficou com Fábio Ramos dos Santos, que cruzou a linha de chegada dois minutos depois do atleta do Uruguai.
Entre as mulheres a vencedora foi Simone da Rocha Cid, com o tempo de 3 horas 20 minutos e 59 segundos. Ela foi seguida por Aline de Oliveira Nunes, que completou os 42 quilômetros de prova com o tempo de 3 horas, 33 minutos e seis segundos.
Em torno de 10 minutos depois das largada da maratona foi a vez dos atletas que correram os 21 quilômetros. O vencedor foi o pelotense José Antonio Machado da Cunha, com o tempo de 1 hora 9 minutos e 55 segundos. “ É a minha estreia, mesmo sendo atleta de ponta tive que pagar. A cidade tem que valorizar os atletas que tem. Dois anos consecutivos que atleta pelotense ganha a cidade”, disse ele que compete por Ijuí. O atleta treina a três anos por alta performance. Ele foi seguido por Elizandro Melgarejo Ferreira, que completou o circuito em 1 horas 13 minutos e 5 segundos. Entre as mulheres, a vencedora da disputa foi a atleta do Uruguai, Rosio Luzardo Ferreira, de 48 anos, que completou os 21 quilômetros em 1 hora 31 minutos e 19 segundos. Ela foi seguida por Roberta Yulia Biihrer Collar que chegou pouco mais de um minuto depois.
Além dessas categorias houve disputa de 10km e 5 km além de caminhada recreativa. A de 10 quilômetros foi vencida por Josiel Vergada, com o tempo de 33 minutos e 36 segundos no masculino. Já no feminino a vendedora foi Vitória Meyer Oliveira, com 45 minutos e 51 segundos. Por fim, a de cinco quilômetros teve como vencedores, entre os homens, Claudinei da Costa Silveira, com o tempo de 15 minutos e 48 segundos e entre as mulheres Lorena Roberta Baier Rôse com o tempo de 21 minutos e sete segundos.
Os resultados detalhados da competição podem ser consultados no site www.sesc-rs.com.br/maratonadepelotas.