Fotos: Gabriel Vanini, divulgação

Prova desafia 1.000 atletas a subirem o Morro da Cruz

A manhã de ontem foi de muita corrida, suor, medalha e festa para os 1.000 atletas que se inscreveram para participar da 4ª edição do Desafio UGF Cárdio Morro da Cruz. Depois de largarem do último andar do Beiramar Shopping, descer 700 metros pelo estacionamento, percorrerem mais 2.000 metros no asfalto da avenida Beira-mar Norte e da rua Frei Caneca, os atletas encararam mais 2.300 metros de subida do Morro da Cruz – uma altimetria de 285 metros -, até o ponto de chegada, na sede da NDTV, eles aproveitaram o belo visual de 360º da Ilha de Santa Catarina e curtiram um show de música pop.

Consolidado no calendário de corridas da Capital e do Estado, o evento é uma prova que desafia a força física e psicológica dos atletas, mas que mais uma vez mostra que é um evento direcionado para todas as idades. Exemplo disso foi demonstrado pela corredora Eni Griss, que aos 73 anos e depois de passar por um tratamento doloroso contra um câncer na boca, conquistou ontem a medalha de nº 500. Ainda com os olhos marejados e bastante emocionada pelas homenagens dos amigos, ela disse estar muito feliz. “Ainda sigo fazendo tratamento. Sigo sentindo dores, mas a corrida me faz viver melhor, me faz sentir viva. É muito bom estar perto dos meus amigos e amigas que tanto me incentivam”, contou ela, que também correu acompanhada de dois filhos.

Na outra ponta da idade, o paulista Daniel Garcia Nogueira, 20 anos, morador da Capital desde fevereiro, foi o primeiro colocado na prova. Ele fechou o percurso em pouco mais de 21 minutos. “Essa é a primeira vez que participo da prova e conquistei a vitória. Corre desde os três anos e meu pai é treinador de corrida. A corrida faz parte da minha vida”, disse ele, que elogiou a organização, o percurso, os batedores e os pontos de água colocados em locais estratégicos.

No feminino, a vitória ficou com Susany Perardt, que se tornou bicampeã da prova. No sábado, ela havia vencido uma maratona (42k) com diversos tipos de solo: lama, montanha, asfalto…“Essa prova é sofrida, mas é boa. Larguei mais conservadora, porque ainda estava me recuperando da prova de sábado, mas logo no km 2 consegui aumentar a velocidade. A corrida encaixou. E aí, foi só comemorar”, explicou ela, que disse que não tinha pretensão de vencer a prova deste ano. No ano passado, ela fechou a prova em 00:26:39 e este ano, aumentou em 3 segundos o tempo: 00:26:42.

A prova premiou também os três primeiros colocados nas categorias por idade, masculino e feminino. Todos os resultados estão disponíveis em chiprun.com.br/eventos/4-desafio-ugf-cardio-morro-da-cruz-2024.

O evento é uma apresentação da UGF Cárdio, com patrocínio de Beiramar Shopping, Sescoop/sc, Areia Bronze, Bio Up e NDTV Record, apoio de mídia de Publicar, Master Brasil, Neooh, Ponto Z, Sinergy e Kallas, apoio da Unimed Grande Florianópolis, La Cave, Coltex, SUQ, Santa Rita, TUM, 048, Banana Brasil, Wickbold, New Millen, DaColonia, Yopp e Prefeitura/Secretaria e realização da Ponto Eventos.

Organização do evento é bastante elogiada
A resposta do público demonstrou porque a cada ano o evento se torna um dos mais esperados do calendário da Capital. Em relação a isso, a organização ficou muito satisfeita com o resultado do evento, que teve as inscrições – limitadas em 1.000 atletas – esgotadas. “Estamos muito felizes com o retorno dos atletas, que elogiaram a estrutura de largada e chegada, a sinalização e a segurança do percurso, a programação do evento, o kit, e o custo-benefício de participar do evento”, ressaltou o CEO da Ponto Eventos, empresa organizadora do 4º Desafio UGF Cárdio Morro da Cruz, Eduardo Marcondes.
Diretor regional do Grupo ND, Roberto Bertolin comemora a 4ª edição do evento. “Para nós é muito importante este evento, porque temos como filosofia de trabalho abraçar a cidade. E hoje nos sentimos abraçados por todos os corredores que participaram desta prova tão bacana. Ano que vem tem mais”, avisou Bertolin.

Corredora diretamente da Espanha
Como em todos os anos, a prova reuniu atletas de diversos Estados brasileiros, e neste ano teve entre os participantes uma corredora vindo diretamente da Espanha. Nuria de Martin Gil trabalha uma empresa de energia renovável e veio passar seis meses em Florianópolis. Esta foi a primeira prova dela no Brasil. “Gostei do desafio de subir a corrida. Foi muito difícil, mas recompensador. Tive de caminhar em algumas partes da prova, mas é uma grande festa, o evento é incrível. Valeu muito a pena participar”, contou.

Night Run Costão do Santinho abre inscrições

A maior corrida noturna do Sul do Brasil, a Night Run Costão do Santinho, também organizada pela Ponto Eventos, está com inscrições abertas. A prova será realizada no dia 8 de fevereiro de 2025, com largada no Costão do Santinho Resort, e terá percursos de 3,5k, 6k, 10k e 15k, além de corrida kids. O tema do próximo ano é “Fantasia”, e só não pode ir fantasiado de corredor. As inscrições podem ser feitas no bit.ly/nightruncostaodosantinho2025.

Resultados 4º Desafio UGF Cárdio Morro da Cruz

FEMININO – 5K

1º lugar – SUSANY PERARDT 00:26:42
2º lugar – LUANA DE QUADROS 00:29:21  
3º lugar – EDILENE TEIXEIRA BOAVENTURA 00:29:38
4º lugar – GABRIELA PAULA SANTOS 00:29:29  
5º lugar – JANINE MEDEIROS BELLOMO 00:30:18  
6º lugar – MANUELLA MARIANO DE AVILA 00:31:35  
7º lugar – GEOVANA FERREIRA 00:31:30  
8º lugar – PAULA NUNES DO NASCIMENTO 00:31:38  
9º lugar – PATRICIA MARIA AGOSTINHO 00:31:53  
10º lugar – ALESSANDRA NAZARO 00:31:57  

MASCULINO – 5K

1º lugar – DANIEL GARCIA NOGUEIRA 00:21:16  
2º lugar – IZAIAS DORACI VIDAL 00:21:51  
3º lugar – DYONATA REBELO SOARES 00:23:19  
4º lugar – PAULO FAGUNDES 00:23:47  
5º lugar – JORGE APOLONIO MAGALHAES OLIVEIRA 00:24:20  
6º lugar – DIEGO RAFAEL CASAROTT MRONINSKI 00:24:37  
7º lugar – RONALDO CARMO 00:24:48  
8º lugar – ANDRE FABIANO DE SA DA SILVEIRA JUNIOR 00:24:58  
9º lugar – LAECIO RODRIGUES LOPES 00:25:18  
10º lugar – LEONARDO DE PAULA 00:25:51