Medalhistas olímpicos participarão da abertura do JUBs em Brasília

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) serão realizados entre os dias 8 a 19 de outubro no Distrito Federal. Os medalhistas Caio Bonfim e Willian Lima serão os porta-bandeiras na cerimônia de abertura da competição nesta quarta-feira (9/10)

Vem aí os Jogos Universitários Brasileiros 2024! Nesta terça-feira (8/10) começa a maior competição entre universidades do Brasil. Os jogos acontecerão até o próximo dia 19 de outubro, reunindo cerca de sete mil participantes em Brasília. A cerimônia de abertura do JUBs acontece na quarta-feira (9/10), às 19h, no Centro de Convenções Internacional do Brasil (CICB). O evento contará com a presença de dois medalhistas olímpicos do DF.

Caio Bonfim ganhou a medalha de prata na prova de marcha atlética. O profissional chegou a figurar na primeira colocação durante um bom tempo na competição, mas acabou na segunda posição e emocionou diversos brasileiros. Outro medalhista a participar da abertura do evento é Willian Lima. No judô, ele subiu ao segundo lugar mais alto do pódio. Os atletas que ganharam medalha nos Jogos Olímpicos de Paris serão os porta-bandeiras na abertura do JUBs.

O evento contará ainda com a presença do medalhista paraolímpico Daniel Xavier Mendes, bronze no revezamento de 50 metros nado livre em Paris. O atleta será responsável por entrar com a bandeira da delegação do Rio de Janeiro. Outros nomes que estiveram em Paris também estarão no JUBs, como Ana Carolina Vieira e Gabriel da Silva Santos, da natação, e Erik Cardoso e Felipe Bardi, do atletismo.

Além dos 26 estados e do Distrito Federal, a competição contará também com a presença da China como país convidado no badminton, o que aumentará a visibilidade de Brasília no cenário internacional.Com um total de 31 modalidades esportivas, a competição acontecerá em nove locais espalhados pelo Distrito Federal. Luciano Cabral, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), ressaltou a relevância do evento não apenas para o esporte, mas também para a economia local.

“Esta edição, já histórica por sua magnitude, terá um impacto significativo na economia da região, envolvendo 20 hotéis e promovendo o comércio e o turismo. Além disso, contaremos com a participação de dois países convidados, China e Portugal, o que elevará a visibilidade de Brasília no cenário internacional”, afirma Cabral. Para os interessados em assistir às competições, a entrada será gratuita.