Modelo com placa de carbono está ainda mais tecnológico. Venda no Brasil começará em janeiro
A adidas realmente caprichou na quarta edição do Adios Pro, o tênis para corrida de rua da marca alemã top de linha, que acaba de ser lançada. O modelo contém a placa de carbono ainda mais eficiente, com um cabedal (parte superior do tênis) mais leve fininha, se é que isso era possível, e a combinação de espuma na entressola ganhou um up a mais. O solado foi testado em todas as condições climáticas e, segundo a marca, não escorrega de jeito nenhum em pisos molhados. A novidade chegará as lojas em todo o mundo em janeiro, e deve custar cerca de 250 dólares. E neste domingo, 29 de setembro, na 50ª Maratona de Berlim há uma grande chance dos atletas da marca calçarem essa novidade nos pés.
Sam Truax, Global Product Manager, Running Footwear da adidas e Harry Miles, Director Footwear Development da adidas, explicaram as novidades. Cada aspecto do calçado foi repensado e melhorias foram projetadas. Para o cabedal foi desenvolvido um novo conceito, o “light lock”, que resultou em um material leve, macio, elástico e trançado unidirecional. Há umsistema de faixa de travamento interno na parte superior do pé para proporcionar a tensão adequada de tensão em todo o calçado, e também foi usado um material mais elástico, que envolve o pé, criando aquela sensação de conforto, como se estivesse envolvido por neve, principalmente nas longas distâncias e em ritmo mais rápido.
O solado também mudou. É branco e com um novo material de tração leve, o que permitiu diminuir a espessura sem perder a tração ou a durabilidade. Na área frontal, embaixo do ante pé, foi adotada uma geometria totalmente nova, que a adidas batizou de Rocker Point, que favorece uma economia na corrida. E foi sinalizada com uma borracha vermelha. Assim modelo está bem leve, pesa 200 gramas no tamanho 40 masculino.
“Criamos alguns mapas de pressão que nos permitiram olhar para as áreas na sola onde temos a maior quantidade de pressão. E também onde os atletas precisam de mais aderência e, na verdade, tudo estava centralizado em torno desta ponta do dedo do pé ou desta área de flexão onde queríamos colocar a peça de borracha da sola Continental vermelha. Também temos esse design de tração generativa usando nosso novo composto translúcido”, explicou Harry.
A espessura da entressola na frente é de 33 mm e atrás de 39 mm, resultando em um drop de 6 mm; o que respeita as normas da World Athletics para a elite nas maratonas.
E há uma surpresinha escondida no contraforte. “É o nosso protetor de calcanhar, que é uma peça extra de material cobrindo o calcanhar para fornecer uma transição suave e agradável para o calcanhar, e se você girá-lo para cima vai ler uma mensagem secreta, escrita por nós especialmente para os maratonistas”, destacou Harry.
Fonte: Corrida para todos/www.estadao.com.br