Campanha Jogos Paralímpicos na Wikipédia é prorrogada até dia 16 de setembro

Iniciativa é realizada em parceria pelo Museu do Futebol, Wiki Movimento Brasil e Comitê Paralímpico Brasileiro quer povoar a internet com informações de qualidade sobre os atletas brasileiros

Na Paralímpiada de Paris, os atletas com deficiência do Brasil fizeram história: foram 89 medalhas, sendo 25 de ouro, e a melhor colocação no quadro de medalhas na história da competição, o Top 5. Com o sucesso, a Campanha Jogos Paralímpicos na Wikipédia foi estendida: as edições e inclusões dos verbetes dos paratletas podem ser feitas até o dia 16 de setembro. Agora, os participantes podem criar e editar verbetes dos atletas paralímpicos que acabaram de sair de Paris com medalhas, a partir das notícias publicadas pelos veículos de imprensa. 

A campanha é de iniciativa do Museu do Futebol – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, Wiki Movimento Brasil e o Comitê Paralímpico Brasileiro e tem o objetivo de aumentar a visibilidade dos atletas dos paralímpicos na internet.

Apesar da importância esportiva das Paralimpíadas, ainda há uma grande disparidade na quantidade de verbetes relacionados aos atletas olímpicos em comparação com os das modalidades paralímpicas, o que revela os desafios da inclusão de pessoas com deficiência. 

Com o recorde de medalhas desta edição em Paris e sendo o Top 5 no quadro de medalhas, o Brasil se configura como uma potência paralímpica. Até 16 de setembro, os internautas e editores da Wikipédia poderão criar e editar verbetes com informações sobre atletas e as modalidades paralímpicas, ampliando a existência e a sistematização de dados relevantes na internet sobre o tema. 

Como participar?

Para participar, é necessário criar uma conta de usuário na Wikipédia e se inscrever na campanha. Todas as informações sobre como participar e a lista de verbetes que podem ser editados ou criados estão disponíveis na página oficial da campanha, em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Campanha_Jogos_Paral%C3%ADmpicos_na_Wikip%C3%A9dia

As cinco pessoas que editarem o maior volume de dados no período da campanha vão ganhar um kit exclusivo e um par de convites para visitar o Museu do Futebol, que acaba de ser reinaugurado com sua exposição principal totalmente renovada – incluindo conteúdos novos sobre modalidades do futebol adaptado e a exibição de duas medalhas de ouro conquistadas por Mizael Conrado, atual presidente CPB e bicampeão paralímpico com a Seleção Brasileira de futebol de cegos. 

Sobre o Comitê Paralímpico Brasileiro – O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é a entidade que rege o desporto adaptado no Brasil. Representa e lidera o Movimento Paralímpico no país e busca a promoção e o desenvolvimento do esporte desde a iniciação até o alto rendimento para pessoas com deficiência. O CPB é o responsável pela participação do país em competições continentais, mundiais e em Jogos Paralímpicos, além de promover o desenvolvimento dos diversos esportes adaptados no Brasil, em articulação com as respectivas organizações nacionais. 

Sobre o Wiki Movimento Brasil – O Wiki Movimento Brasil (WMB) é uma associação brasileira sem fins lucrativos afiliada à Wikimedia Foundation. Fundado em 2013, o WMB busca, entre outros objetivos: ampliar, qualificar e diversificar o conteúdo e a comunidade nos projetos da Wikimedia, em especial a Wikipédia; e apoiar a atuação de organizações sociais no ecossistema do conhecimento livre. 

Sobre o Museu do Futebol – Localizado no Estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho, e gerido pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte. A temporada 2024 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Grupo Globo, Goodyear, Sabesp, Adidas, Rede, e Mercado Livre. Conta ainda com apoio da Farmacêutica EMS, Arkema e Evonik Brasil. As empresas parceiras são Pinheiro Neto Advogados e Banco Safra. Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são parceiros de mídia. A temporada é realizada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.  

Fonte: Museu do Futebol – Comunicação