Baloteli comemora o tricampeonato do decatlo no Troféu Brasil, em Cuiabá

O pernambucano José Fernando Ferreira Santana, o Baloteli (Praia Clube/Exército/Futel-MG), conquistou nesta sexta-feira (7/7) o tricampeonato do decatlo do Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa de Atletismo, que está sendo disputado até domingo (9/9) no Centro Olímpico de Treinamento da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.

José Ferreira Santana, o Balotelli, é o atleta mais completo do Troféu Brasil (Foto: Carol Coelho/CBAt)

Baloteli executou as 10 provas da modalidade, em dois dias, com regularidade, somando 7.944 pontos. “Fiquei feliz porque estou 100% fisicamente, sem lesões, e só tenho de acertar detalhes nos treinamentos para lutar por bons resultados nas próximas competições”, comentou o atleta nascido no dia 27 de março de 1999, na cidade de Pesqueira, Pernambuco.

Como campeão do Troféu Brasil de 2023 e líder do Ranking Brasileiro, com 8.007 pontos, obtidos em maio deste ano na cidade grega de Naxos, o decatleta volta as suas atenções agora para a disputa do Campeonato Sul-Americano, de 28 a 30 de julho, no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, na Vila Clementino, em São Paulo. “Vou descansar uns dias e retornar com tudo aos treinos. Meu objetivo é conseguir vaga na seleção brasileira que irá ao Mundial de Budapeste e estou de olho nos Jogos de Paris”, disse. O Mundial será disputado de 19 a 27 de agosto, na Hungria.

O calor de Cuiabá não assustou o campeão. “Sou pernambucano e aprendi desde cedo que é preciso plantar na seca para colher na chuva”, lembrou Balotelli, que treina desde o ano passado com o técnico Neílton Moura, em São Paulo. “A adaptação não foi fácil. Tive de deixar minha casa, minha família e encarar uma realidade totalmente diferente”, completou o atual campeão sul-americano, que somou 7.046 pontos na edição de 2021, em Guayaquil, no Equador.

Antes da edição de 2023, o atleta havia conquistado o troféu de campeão em 2019, em Bragança Paulista (SP), com a mesma pontuação desde ano (7.944), e em 2022 (7.707) no Rio de Janeiro.

Lucas da Silva Catanhede (ACA-SC) terminou em segundo lugar, com 7.375 pontos, seguido de Pedro de Oliveira (Praia Clube/Exército/Futel-MG), com 7.040.

DISPUTA INTERCLUBES – O Pinheiros (SP), heptacampeão do Troféu Brasil, lidera a classificação geral do evento, após dois dias de competição, com 212 pontos. Praia Clube/Exército/Futel (MG) ocupa a segunda colocação, com 151, seguido da UCA (SC), com 84 pontos.

No masculino, Praia Clube está em primeiro lugar, com 115, à frente do Pinheiros, com 98, e da UCA, com 34. Na classificação feminina, Pinheiros lidera, com 114, seguido de UCA (50) e Praia Clube (36).

O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa está tendo transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil por meio do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Todos os resultados e mais informações sobre o 42º Troféu Brasil de Atletismo, que vai até domingo (9/7) podem ser acessadas no hotsite da competição CLIQUE AQUI.

O Troféu Brasil Interclubes Loterias Caixa é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo, com patrocínio das Loterias Caixa e do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do SESI, da Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT) e da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

A competição tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS: VEJA AQUI

A Prevent Senior NewOn é patrocinadora do atletismo brasileiro oferecendo medicina esportiva de precisão e estilo de vida para os que se ligam no esporte e apoio às competições.

As Loterias Caixa são a patrocinadora máster do atletismo brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *